SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número53Andanças: pesquisa e formação como processualidade subjetivanteA assessoria privada de gestão educacional na rede municipal de ensino de Campinas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MOSQUERA, Carlos Riadigos  e  ESTEVES, Suzana Martins. Saberes e movimentos sociais: justiça epistemológica para educar democraticamente. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.612-627. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p612-627.

A contradição de querer entender o mundo a partir de posições monológicas nos plurais contextos contemporâneos é um problema recorrente em diferentes lugares e momentos, atualmente relacionado com alianças geradas entre a ciência moderna e o sistema capitalista. Isso supõe importantes conflitos internos nas disciplinas mais relacionadas com as humanidades. Essas formas unilaterais de abordar os saberes são, com demasiada frequência, reproduzidas em diferentes ambientes científicos e educacionais, o que pode gerar estruturas de conhecimento isoladas e ineficientes para entender os desafios contemporâneos. Através da reflexão teórica sobre práticas sociais e educacionais, e com a ajuda de referenciais como a "ecologia dos saberes" e a educação democrática, busca-se aprofundar sobre a necessidade de abrir vias de reflexão múltiplas e interconectadas, para atender às demandas processuais e éticas para conhecer e educar democraticamente. Assim, para a construção desse tipo de sociedade e educação, é necessário o protagonismo de estruturas de conhecimento em rede abertas, plurais e permanentemente interligadas, e também a inclusão epistemológica de diferentes saberes para entender e nos relacionar de um jeito mais justo e democrático com as diferentes culturas e povos do planeta.

Palavras-chave : Ecologia Epistemológica; Movimentos Sociais; Educação; Democracia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )