SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número53Saberes y movimientos sociales: justicia epistemológica para educar democráticamente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

OLIVEIRA, Sara Badra de. A assessoria privada de gestão educacional na rede municipal de ensino de Campinas. Educ. Teoria Prática [online]. 2016, vol.26, n.53, pp.628-649. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol26.n53.p628-649.

O artigo busca contribuir com a compreensão das atuais reformas gerencialistas que reconfiguram a administração pública sob o argumento de torná-la mais eficaz e capaz de responder às demandas sociais pela melhoria da qualidade da educação pública. Dentro do convênio firmado em 2013 entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a organização Comunitas, analisa-se um eixo de trabalho específico relativo à atuação da empresa interveniente Falconi na Rede Municipal de Ensino, por meio de uma proposta de assessoria de gestão por resultados. Ao mesmo tempo, essa rede possui uma história de implementação de política de Avaliação Institucional Participativa, que se coloca como alternativa às políticas gerencialistas, na esteira da administração pública societal. O artigo faz uma análise documental da proposta de atuação da assessoria, de forma a situá-la em um contexto mais amplo de emergência das estratégias da Terceira Via no Brasil, e problematiza em que medida a participação das organizações parceiras na gestão da política educacional de Campinas representa uma "soma de esforços" pela melhoria da educação, ou distancia-se da lógica de participação defendida pela política de Avaliação Institucional Participativa.

Palabras clave : Assessoria Privada; Gestão Educacional; Avaliação Institucional; Participação; Gerencialismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )