SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54O texto literário em sala de aula e o desenvolvimento das funções psíquicas superiores: reflexões necessárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

AMORIM, Wellington Lima  e  MOREIRA, Adonay Ramos. O pessimismo na poesia de Augusto dos Anjos. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.6-39. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p06-22.

Augusto dos Anjos faz parte, em nossas letras, de um seleto grupo de escritores que, por ter mergulhado a fundo na existência humana, criou na Literatura Brasileira obras que fogem aos lugares-comuns de seu tempo e à condição de carnavalização atribuída à diversidade cultural das terras brasileiras, visão essa que tanto distorceu e ofuscou o verdadeiro poder de nossos artistas. O pessimismo assume, dessa forma, uma função essencial: questionar o que se está fazendo e como se está fazendo, uma vez que todos os grandes pessimistas são, no fundo, grandes realistas. O objetivo de tal trabalho é avaliar o pessimismo da poesia de Augusto dos Anjos e identificar as reflexões inovadoras que seus versos apresentam. Para tanto, leu-se a sua única obra, “EU”, bem como poemas publicados na juventude e alguns de seus principais críticos e estudiosos, como Raimundo Magalhães Júnior e o poeta Ferreira Gullar. A metodologia utilizada foi de revisão bibliográfica, avaliando a poesia do autor e identificando em sua obra, em comparação com o pensamento de seu tempo, a gênese de sua singularidade em nossa Literatura.

Palavras-chave : Poesia; Pessimismo; Reflexão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )