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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

COMIN, Bruna Cristina  e  COSTA, Maria da Piedade Resende da. A Síndrome de Down em diferentes contextos: identificando associações e programas. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.40-55. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p40-55.

Considerar a diferença é identificar que as pessoas têm suas próprias potencialidades e fragilidades, sendo que essas não deveriam ser totalmente enfatizadas. Sob esta ótica surge a seguinte indagação: como o trabalho com pessoas com a síndrome de Down vem ocorrendo nas principais associações/instituições nos contextos da Espanha, do Brasil e dos Estados Unidos? Objetiva-se, então, a apresentação e discussão de ações e programas das principais associações/instituições que nesses países atendem pessoas com síndrome de Down, visando identificar como essas pessoas são consideradas nesses programas. Este ensaio teórico caracteriza-se por uma revisão bibliográfica de trabalhos disponibilizados na internet, tais como: o Google Books e o Google Acadêmico. Outros bancos de dados foram consultados, tais como: a Sociedade Nacional de Síndrome de Down dos Estados Unidos, a Revista Down España e a Revista Mensagem das APAES. Os dados apontam que, no Brasil, identificou-se uma grande concentração de ONGs, assim como também a Associação Nacional de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Na Espanha verificou-se a Federação Down España, que conta ao todo com 83 associações aderidas. Nos EUA, observou-se a National Down Syndrome Society, que possui em seu interior 350 grupos de afiliados ao redor do país.

Palavras-chave : Síndrome de Down; Programas Educacionais; Diferentes Contextos.

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