SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54A Síndrome de Down em diferentes contextos: identificando associações e programasAssociação entre afetos e representações envolvidas no ambiente de aprendizagem escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VIANA, Flávia Roldan  e  GOMES, Adriana Limaverde. Discutindo aspectos metodológicos de ensino e aprendizagem no atendimento educacional especializado para alunos com surdez. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.56-73. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p56-73.

Este artigo tem o propósito de evidenciar as práticas pedagógicas para o aluno com surdez no âmbito do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Na prática docente, as principais dificuldades encontradas no processo de inclusão escolar de pessoas com surdez referem-se, por exemplo, ao desconhecimento da língua de sinais e a falta de estratégias metodológicas adequadas a um ensino que respeite a singularidade do indivíduo surdo. Diante desse cenário, o AEE surge com o intuito de criar e aprimorar as condições para o aprendizado e o ensino escolar para todos. Trata-se de um ensaio teórico fundamentado numa revisão crítica da literatura. As discussões sobre as práticas pedagógicas para alunos com surdez no âmbito do AEE serão apresentadas focalizando elementos que ampliem a visão sobre as reais condições do educando surdo, motivados pela crença no seu potencial de desenvolvimento e de aprendizagem. É necessário reforçar o funcionamento do AEE, mas se contrapondo a uma utilização movida por modismos e/ou pelo afã dos discursos de ser apenas uma prática inclusiva.

Palavras-chave : Alunos com Surdez; Ensino e Aprendizagem; Atendimento Educacional Especializado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )