SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Discutindo aspectos metodológicos de ensino e aprendizagem no atendimento educacional especializado para alunos com surdezCreche: lugar para ficar ou para aprender? As famílias respondem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OSTI, Andreia  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Associação entre afetos e representações envolvidas no ambiente de aprendizagem escolar. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.74-94. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p74-94.

O presente estudo parte da premissa de que as dimensões afetivas envolvem o processo de planejamento e desenvolvimento das práticas pedagógicas e constituem fator importante na determinação da natureza das relações estabelecidas entre os estudantes e os diversos objetos de conhecimento. Nesse sentido, objetivou-se analisar como os alunos representam os aspectos afetivos do processo de ensino e aprendizagem e quais suas percepções sobre o ambiente da aprendizagem. Participaram da pesquisa 120 estudantes do 5° ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais da Região Metropolitana de Campinas, sendo 60 alunos com satisfatório desempenho acadêmico e 60 com dificuldades de aprendizagem. Metodologicamente foram utilizados três instrumentos: Prova Psicopedagógica Par Educativo, Escala de Afetos Zanon e Escala de Expectativas do Professor. Os resultados revelaram, que alunos com dificuldade de aprendizagem se diferenciam significativamente daqueles com adequado desempenho. Alunos com dificuldades estabelecem menor vínculo com a aprendizagem escolar formal e com seus professores e por isso retratam situações não escolares, enquanto que alunos com desempenho satisfatório têm uma melhor percepção das expectativas de seus professores e demonstram ter uma relação mais afetiva com o ambiente escolar. Acredita-se que essa pesquisa contribui para o entendimento sobre a relação entre os sentimentos vivenciados por alunos no contexto da sala de aula e suas implicações para o desempenho acadêmico dos mesmos.

Palavras-chave : Psicologia Positiva; Relações Interpessoais; Experiências de Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )