SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Associação entre afetos e representações envolvidas no ambiente de aprendizagem escolarDireitos humanos sob ameaça: organizações patogênicas, trabalho e subjetividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CASANOVA, Letícia Veiga  e  FERREIRA, Valéria Silva. Creche: lugar para ficar ou para aprender? As famílias respondem. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.95-112. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p95-112.

Esta pesquisa teve como objetivo escutar as famílias de crianças de berçários que frequentam a creche em período integral, procurando compreender o sentido atribuído por elas às atividades realizadas nas creches. A coleta de dados foi feita através de entrevistas na casa das onze famílias participantes, dessa forma, conhecemos um pouco mais quem são essas famílias e como vivem. Escutar as famílias nos permitiu constatar que a creche é um lugar para deixar as crianças enquanto as mães estão no trabalho. Esta característica é reforçada nos momentos de entrada e saída das crianças, em que algumas mães conversam com as professoras e são informadas se a criança comeu, dormiu e se passou bem o dia. As famílias observam que sua criança brinca, canta, ouve histórias, faz “trabalhinhos” nesse espaço, mas definem tais atividades como distração. Porém, as mães também reconhecem a creche como um lugar para aprender, entretanto, essa constatação se faz na relação com a própria criança e não por intermédio dos profissionais da creche.

Palavras-chave : Relação Família-Creche; Educação Infantil; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )