SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54Creche: lugar para ficar ou para aprender? As famílias respondemO gerencialismo na educação pública da cidade do Rio de Janeiro (2009-2012): origens, implantação e resultados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, Eduardo Pinto e; PIOLLI, Evaldo  e  HELOANI, José Roberto. Direitos humanos sob ameaça: organizações patogênicas, trabalho e subjetividade. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.113-132. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p113-132.

Objetiva-se, neste artigo, discutir os Direitos Humanos no processo civilizatório atual, e em que medida ele estaria fragilizado, no campo do trabalho, e caracterizado por quantofrenia e desqualificação dos que resistem ou não alcançam metas desumanas de produtividade. Consideramos a universalização dos Direitos Humanos um sinal evidente do processo civilizatório e condição para a democracia e concretização de uma ética balizada na tolerância e prática dialógica. No entanto, ao analisarmos as relações entre direitos humanos, ética e trabalho, nas organizações públicas e educacionais inclusas, e suas influências sobre a subjetividade, apontamos que a barbárie se inscreve no processo civilizatório. De forma contraditória aos princípios éticos e democráticos, são produzidas situações de assédio moral e formas de solidariedade mórbidas no trabalho, calcadas na humilhação e estigmatização.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Assédio Moral; Ttrabalho; Ssubjetividade; Gerencialismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )