SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número54El gerencialismo en la educación pública de la ciudad de Río de Janeiro (2009-2012): orígenes, implementación y resultadosEl uso de la (auto)biografía en investigaciones brasileñas (2001-2010): la consolidación de una tendencia metodológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

GIACOMINI, Raquel de Melo  y  OTTO, Clarícia. Sistema de ensino apostilado: um “Cavalo De Troia”?. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.157-174. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p157-174.

Neste artigo, o objetivo é compreender a política utilizada para a implantação do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), em escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC), entre 2009 e 2012. O método utilizado foi observação e participação nos cursos de formação continuada de professores, ministrados pelo SEFE, aplicação de 82 questionários e realização de oito entrevistas com professores de escolas que utilizam o SEFE. Como aportes teóricos, tomamos o conceito de estratégias, de acordo com Michel de Certeau; a produção de subjetividades, na acepção de Michel Foucault; e, a governamentalidade neoliberal, conforme indicado por Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto. Dentre os resultados, inferimos que o SEFE adota estratégias de governamentalidade com características neoliberais, tais como: estímulo à competição, busca pela eficiência e qualidade, cumprimento de metas e práticas de meritocracia. Além disso, é possível identificar que a utilização do material didático do SEFE propicia a emergência de um profissional que atua de forma mecânica, o que pode conduzir a um paulatino processo de perda da autonomia docente.

Palabras clave : Sistema Educacional Família e Escola; Estratégias; Governamentalidade Neoliberal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )