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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GIACOMINI, Raquel de Melo  e  OTTO, Clarícia. Sistema de ensino apostilado: um “Cavalo De Troia”?. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.157-174. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p157-174.

Neste artigo, o objetivo é compreender a política utilizada para a implantação do Sistema Educacional Família e Escola (SEFE), em escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis (SC), entre 2009 e 2012. O método utilizado foi observação e participação nos cursos de formação continuada de professores, ministrados pelo SEFE, aplicação de 82 questionários e realização de oito entrevistas com professores de escolas que utilizam o SEFE. Como aportes teóricos, tomamos o conceito de estratégias, de acordo com Michel de Certeau; a produção de subjetividades, na acepção de Michel Foucault; e, a governamentalidade neoliberal, conforme indicado por Karla Saraiva e Alfredo Veiga-Neto. Dentre os resultados, inferimos que o SEFE adota estratégias de governamentalidade com características neoliberais, tais como: estímulo à competição, busca pela eficiência e qualidade, cumprimento de metas e práticas de meritocracia. Além disso, é possível identificar que a utilização do material didático do SEFE propicia a emergência de um profissional que atua de forma mecânica, o que pode conduzir a um paulatino processo de perda da autonomia docente.

Palavras-chave : Sistema Educacional Família e Escola; Estratégias; Governamentalidade Neoliberal.

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