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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, Marilda da; SGOBBI, Isabela Vicenzo  e  CARLINDO, Eva Poliana. O uso da (auto)biografia em pesquisas brasileiras (2001 - 2010): a consolidação de uma tendência metodológica. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.54, pp.175-193. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p175-193.

O objetivo desta pesquisa é apresentar um mapeamento/balanço quantitativo que possibilita dar visibilidade ao uso que foi feito do recurso teórico-metodológico (auto)biografia por pesquisadores brasileiros no período de 2001 - 2010. Busca-se, assim, mostrar o movimento que consolidou esse recurso como tendência metodológica no referido período no âmbito da história epistemológica produzida em tal tempo no Brasil, nas Ciências Humanas e no Campo Educacional. Trata-se de uma pesquisa documental. As fontes foram 742 pesquisas: 514 mestrados e 228 doutorados. Usou-se o Banco de dados da CAPES. Os dados apontam que o uso do referido recurso metodológico consolidou uma tendência metodológica no âmbito da história epistemológica produzida no Brasil em tal tempo, abarcando as Ciências Humanas de modo geral e o Campo Educacional em particular. Nesse sentido, na década em questão, a média anual de produção foi de 74 pesquisas. Outrossim, os dados evidenciaram os nichos institucionais nucleares da consolidação da tendência.

Palavras-chave : (Auto)Biografia; Produção; Ciências Humanas; Campo Educacional.

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