SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue55Principles of justice in the affirmative actions for access to Brazilian higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

GONCALVES, Rafael Marques  and  PEIXOTO, Leonardo Ferreira. Em defesa dos currículos pratica dos pensados nos cotidianos escolares. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.213-226. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p213-226.

O presente texto toma como ponto de partida a criação de uma Base Nacional Comum Curricular, em curso no Brasil, para problematizar as bases tradicionais e tecnicistas do pensamento curricular que dão sustentação a essa política ao analisar três ações contrárias à BNCC produzidas por entidades representativas de pesquisadores do currículo. Nesse sentido, centramos nossas análises em algumas das ações produzidas pela Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd): 1) a produção de um dossiê publicado em 2014 sobre a ideia de Base Nacional; 2) a campanha “Aqui já tem currículo”; 3) o ofício enviado ao Conselho Nacional de Educação (CNE) com uma “Exposição de Motivos contra a Base Nacional Comum Curricular”. Entendendo que a garantia da justiça cognitiva é um pressuposto para a garantia da justiça social, faz-se mister a desinvizibilização dos currículos praticadospensados nos cotidianos escolares. Consideramos a produção de conhecimentos em redes e a necessidade de provocar práticaspensamentos numa perspectiva pós-abissal.

Keywords : Currículos; Base Nacional Comum Curricular; Políticas de Currículo; Estudos Nosdoscom os Cotidianos Escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )