SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número55Princípios de justiça nas ações afirmativas para acesso à educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GONCALVES, Rafael Marques  e  PEIXOTO, Leonardo Ferreira. Em defesa dos currículos pratica dos pensados nos cotidianos escolares. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.213-226. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p213-226.

O presente texto toma como ponto de partida a criação de uma Base Nacional Comum Curricular, em curso no Brasil, para problematizar as bases tradicionais e tecnicistas do pensamento curricular que dão sustentação a essa política ao analisar três ações contrárias à BNCC produzidas por entidades representativas de pesquisadores do currículo. Nesse sentido, centramos nossas análises em algumas das ações produzidas pela Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd): 1) a produção de um dossiê publicado em 2014 sobre a ideia de Base Nacional; 2) a campanha “Aqui já tem currículo”; 3) o ofício enviado ao Conselho Nacional de Educação (CNE) com uma “Exposição de Motivos contra a Base Nacional Comum Curricular”. Entendendo que a garantia da justiça cognitiva é um pressuposto para a garantia da justiça social, faz-se mister a desinvizibilização dos currículos praticadospensados nos cotidianos escolares. Consideramos a produção de conhecimentos em redes e a necessidade de provocar práticaspensamentos numa perspectiva pós-abissal.

Palavras-chave : Currículos; Base Nacional Comum Curricular; Políticas de Currículo; Estudos Nosdoscom os Cotidianos Escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )