SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número55Uma análise do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Rio Claro-SPFormação docente em Sul-América: aspectos regulatórios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da  e  RIBEIRO, Rosangela Benedita. Entre o prescrito e o realizado: a atividade lúdica no ensino fundamental de nove anos. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.262-283. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p262-283.

O trabalho consiste na análise dos 10 anos de experiência com a implantação e implementação do Ensino Fundamental de 9 Anos (EF9A) em Itajubá, município do estado de Minas Gerais, a fim de averiguar os modos pelos quais políticas públicas são implantadas e implementadas no Brasil. A lei 11.274/2006 oficializou o EF9A em âmbito nacional; resoluções, relatórios e documentos orientadores foram publicados e pesquisas cientificas demonstram dificuldades em efetivar as prescrições governamentais, sobretudo em relação à inserção de atividades lúdicas no currículo ofertado ao 1º ano. O material empírico se constituiu por entrevistas semiestruturadas com 5 Coordenadores Pedagógicos, com diferentes tempos de experiência com o EF9A, perscrutando(i) a participação e envolvimento dos entrevistados no processo de ampliação do EF no município, (ii) a construção do currículo para o 1º ano e (iii) concepções e inserção da atividade lúdica no cotidiano escolar. As análises realizadas permitiram concluir que a dificuldade em atender as leis e prescrições deve-se à fragilidade teórica, ao aligeiramento e sobreposição de informações das instâncias superiores. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para a revisão dos modos pelos quais novas políticas públicas são implantadas e implementadas no Brasil.

Palavras-chave : Ensino Fundamental de 9 Anos; Atividade Lúdica; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )