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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ZULUAGA, Carlos Federico Ayala; IAOCHITE, Roberto Tadeu  y  SOUZA NETO, Samuel de. Formação docente em Sul-América: aspectos regulatórios. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.284-307. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p284-307.

O artigo derivado da pesquisa de doutorado intitulada “Orientações Pedagógicas no Estágio Supervisionado de Educação Física na Colômbia, Brasil, Argentina e Chile”. Especificamente, ele teve como objetivo apresentar e discutir em linhas gerais, os aspectos regulatórios de formação de professores nesses países. É uma pesquisa qualitativa e utilizo a Análise Documental como procedimentos metodológicos. Como resultado, verificou-se que há aspectos intrínsecos regionais e culturais utilizados para argumentar a favor da política de formação de professores em cada país. No entanto, estes aspectos convergem em termos de que: a) a preparação profissional dos professores deve ser orientada pela perspectiva da ação-reflexão-ação; b) conhecimento e uso da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação deve ser parte deste processo; c) desenvolvimento da identidade do professor e o compromisso com o ensino. As conclusões foram feitas considerando-se que a literatura recente tem apontado para programas de formação de professores.

Palabras clave : Globalização, Políticas de Ensino; Profissionalização.

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