SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue55Beginning teachers in the last years of elementary school: training needsThe creche as a place for the teaching of teachers in children education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

CORRER, Rinaldo; MANSANOBARROS, Leticia  and  SENEM, Cleiton José. Crianças acolhidas institucionalmente e educação escolar: o que pensam os professores?. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.327-346. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p327-346.

Objetivo:

Caracterizar a concepção de professores sobre crianças em acolhimento institucional em escola regular de ensino fundamental.

Método:

Participaram oito professoras que lecionavam também para crianças abrigadas, no interior de São Paulo. Os critérios de seleção foram: a modalidade da escolarização (ensino fundamental)e a disponibilidade e interesse em participar da pesquisa. Foi utilizada entrevista semidirigida. Utilizou-se análise de conteúdo para tratamento dos dados.

Resultados:

Os resultados foram agrupados em categorias: atributo da criança abrigada; causas dos atributos; tratamento dado pelas professoras; efeito na escolarização. Na reflexão analítica, as categorias foram decompostas em subcategorias e conceitos descritores.

Conclusões:

As professoras apresentaram um universo de significados que determina uma ação pedagógica reducionista: crianças abrigadas são compreendidas como depositárias de atributos que se confundem como naturais daquele indivíduo ou resultantes da condição de carência e sofrimento. Isso acarreta dificuldades de desenvolver práticas, pois não consideram a possibilidade de ação docente técnica que reconheça a dificuldade para propor saídas pedagógicas, menos determinadas por preconceitos que excluem e estigmatizam.

Keywords : Acolhimento Institucional; Educação Escolar; Infância; Direitos Humanos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )