SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número55Los niños admitidos institucionalmente y educación escolar: ¿qué piensan los profesores?Aprendizaje docente en la educación infantil: saberes de profesoras que actúan en las guarderías índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ONOFRE, Márcia Regina; TOMAZZETTI, Cleonice Maria  y  MARTINS, Andressa de Oliveira. A creche como espaço de aprendizagem de professoras da educação infantil. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.347-368. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p347-368.

O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar os reflexos de um Projeto de Extensão da UFSCar voltado para processos formativos e de construção e ressignificação da identidade das docentes da educação infantil de uma CEMEI da SME de São Carlos, visando contribuir para o entendimento da escola como lócus de formação continuada, de compartilhamento de experiências, saberes e práticas. A pesquisa de abordagem qualitativa foi realizada por meio de questionários com 6 (seis) professoras que participaram 1 (um) ano ou mais tempo do Projeto de Extensão entre os anos de 2013 e 2014. Os dados foram organizados visando à análise das respostas, por meio de 4 (quatro) categorias: perfil das professoras participantes da pesquisa; visão das professoras sobre a profissão; o trabalho na educação infantil e a formação docente; reflexos do Projeto no processo de construção e ressignificação da identidade docente. Os resultados apresentados trazem indicações de que a formação continuada é um espaço de aprendizagem essencial para a construção e ressignificação da identidade docente, bem como um espaço que possibilita uma maior visibilidade do professor enquanto profissional, caminhando no sentindo de suprir a ausência de valorização e reconhecimento social destinado aos professores, principalmente aqueles que atuam na educação infantil.

Palabras clave : Educação Infantil; Formação de Professores; Identidade Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )