SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número55La guardería como espacio de aprendizaje de profesoras de la educación infantilSer y mantenerse profesor: un estudio con los profesores de la educación básica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

VOLTARELLI, Monique Aparecida  y  MONTEIRO, Maria Iolanda. Aprendizagem docente na educação infantil: saberes de professoras que atuam nas creches. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.369-388. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p369-388.

A aprendizagem da docência e a importância do professor continuar aprendendo são temáticas que vêm se destacando para a compreensão do desenvolvimento profissional e formação do docente. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho objetiva discutir sobre os saberes que os professores têm para trabalhar em creches. Para desenvolver este estudo, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, que foi realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil de uma Rede Municipal de ensino do interior de São Paulo, envolvendo três professoras iniciantes que trabalhavam com crianças de zero a três anos. Realizaram-se observações de campo, registros em diário, análise documental e entrevista semiestruturada. Em linhas gerais, as professoras destacaram a importância de se realizar um trabalho educativo ao lado do cuidado necessário aos menores de três anos. Um ponto de vista em comum entre as três professoras, refere-se aos saberes advindos da prática profissional e da troca de conhecimentos com professoras mais experientes, que se constituem como as principais fontes de aprendizagem para a docência na educação infantil.

Palabras clave : Saberes Docentes; Aprendizagem da Docência; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )