SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue55Learning of teaching in kindergarten: knowledge of daycare teachersThe teaching of law in Brazil: the research’ sounds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MENDES, Thamiris Christine  and  PEREIRA, Ana Lúcia. Ser professor e manter-se na profissão: um estudo com docentes da educação básica. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.389-407. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p389-407.

O objetivo do presente estudo consistiu em desvelar o ser e o manter-se professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os participantes são professores estaduais em processo de formação continuada pelo PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional - Paraná). A coleta de dados realizou-se mediante entrevistas semiestruturadas (N=6); e a análise dos dados foi sob o aporte da análise textual discursiva. Os resultados apontam que ser professor, para os sujeitos da pesquisa, é em primeiro lugar, ter comprometimento; em segundo lugar ser dedicado e em terceiro é sempre buscar formação e estar engajado em estudos e novas aprendizagens. Relaciona-se ainda com as transformações sociais, abrange trabalhar com o conhecimento e a incerteza da contemporaneidade. O manter-se professor revelou-se pelo significante “transformação”. Conclui-se que os docentes investigados precisam dar conta de situações que estão além do processo de ensino e aprendizagem, ultrapassando-oe o manter-se na docência se envolve intimamente com o desejo de ser reconhecido pelo outro.

Keywords : Profissional Docente; Formação de Professores; Desejo Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )