SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número55Aprendizagem docente na educação infantil: saberes de professoras que atuam nas crechesO ensino do direito no Brasil. As vozes das pesquisas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MENDES, Thamiris Christine  e  PEREIRA, Ana Lúcia. Ser professor e manter-se na profissão: um estudo com docentes da educação básica. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.389-407. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p389-407.

O objetivo do presente estudo consistiu em desvelar o ser e o manter-se professor. A pesquisa é de abordagem qualitativa e os participantes são professores estaduais em processo de formação continuada pelo PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional - Paraná). A coleta de dados realizou-se mediante entrevistas semiestruturadas (N=6); e a análise dos dados foi sob o aporte da análise textual discursiva. Os resultados apontam que ser professor, para os sujeitos da pesquisa, é em primeiro lugar, ter comprometimento; em segundo lugar ser dedicado e em terceiro é sempre buscar formação e estar engajado em estudos e novas aprendizagens. Relaciona-se ainda com as transformações sociais, abrange trabalhar com o conhecimento e a incerteza da contemporaneidade. O manter-se professor revelou-se pelo significante “transformação”. Conclui-se que os docentes investigados precisam dar conta de situações que estão além do processo de ensino e aprendizagem, ultrapassando-oe o manter-se na docência se envolve intimamente com o desejo de ser reconhecido pelo outro.

Palavras-chave : Profissional Docente; Formação de Professores; Desejo Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )