SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número55Ser professor e manter-se na profissão: um estudo com docentes da educação básicaTítulo: apresentando outros sistemas solares nas aulas de ciências através de ferramentas online e aplicativos digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

VILALVA, Adriana Mallmann; MARTINS, Leandro Gonçalves  e  LORANDI, Paulo Angelo. O ensino do direito no Brasil. As vozes das pesquisas. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.408-427. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p408-427.

A análise do ensino universitário demonstra a necessidade da melhoria da docência. No curso do Direito há ênfase no tecnicismo devido ao forte caráter liberal dos juízes, promotores e advogados em condição de professor, com ausência de identidade docente. Utilizando-se a metodologia da revisão sistemática em dissertações e teses produzidas em programas de pós-graduação em Educação e Direito no Brasil, sem limitador de tempo, buscou-se trabalhos vinculados ao tema da formação docente. De um total de 79 trabalhos encontrados nos bancos de teses da Capes, concluiu-se a leitura de seis trabalhos de nove inicialmente selecionados Três categorias foram recorrentes: ausência de formação pedagógica, necessidade de formação continuada e identidade docente. Conclui-se que a formação do docente de Direito se baseia na cultura geral, em conhecimentos adquiridos na faculdade e nas experiências docentes e pessoais. Criar ações podem melhorar o processo de formação do docente universitário. Os dados mostram que os docentes da área acreditam em formação continuada de caráter pedagógico, o que facilitaria a relação professor-aluno em todos os aspectos.

Palavras-chave : Docência Universitária; Ensino do Direito; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )