SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número55O ensino do direito no Brasil. As vozes das pesquisas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

RASCALHA, Michele  e  SANTOS, Charles Morphy Dias. Título: apresentando outros sistemas solares nas aulas de ciências através de ferramentas online e aplicativos digitais. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.55, pp.428-450. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n55.p428-450.

A descoberta dos exoplanetas - planetas que orbitam outras estrelas - tem fortes implicações não apenas sobre nosso conhecimento a respeito dos sistemas solares, mas também sobre o estudo da vida no universo, uma vez que expande as possibilidades de habitabilidade em nossa galáxia. Embora as pesquisas nessa área estejam evoluindo aceleradamente desde o final da década de 1990, os livros didáticos e os programas curriculares de Ciências da Natureza adotados na Educação Básica ainda apresentam uma visão ultrapassada da Astronomia, ignorando a diversidade de planetas e sistemas solares já identificados pela Ciência. Tal fato acaba por obliterar o acesso dos estudantes a esse tipo de conhecimento, consequentemente limitando o trabalho dos professores. O objetivo do presente artigo é apresentar como algumas ferramentas de divulgação científica e pesquisa podem servir ao propósito de desenvolver o tema vida e universo nas escolas. Tais ferramentas incluem aplicativos para tablets, sites oficiais, simuladores e projetos de citizen science - por meio dos quais os internautas podem contribuir diretamente com as pesquisas científicas.

Palavras-chave : Astrobiologia; Exoplanetas; Ensino de Ciências; Ferramentas Digitais; Citizen Science.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )