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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

VASCONCELOS, Clênya Ruth Alves  y  ROCHA, Solange Helena Ximenes. Reflexões sobre a escola do campo em tempo integral no município de Santarém - Pará. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.56, pp.475-492. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n56.p475-492.

Este texto visa compreender como a política de educação em tempo integral foi implementada em cinco escolas do campo em Santarém (Pará) e de que forma esta tem influenciado no rendimento escolar dos alunos. A pesquisa é caracterizada por ter natureza qualitativa, seguida de pesquisa de campo. Quanto aos sujeitos, foram entrevistados cinco grupos de indivíduos (professores, monitores, pais, diretores e coordenadora Mais Educação). Os instrumentos de coleta de dados partiram da aplicação de entrevistas semiestruturadas, que foram organizadas em categorias e interpretadas através da técnica de análise de conteúdo. O estudo reflete sobre a implementação da política de educação integral no município por meio do Programa Mais Educação - (PME). Os resultados preliminares indicam que o programa representa uma ocupação para os alunos, no sentido de tirá-los da ociosidade, além de propiciar melhoras no rendimento acadêmico após participarem do programa. Também indicam que persistem problemáticas na relação entre professores e voluntários do programa, na relação espaço-tempo, bem como na conexão entre as atividades pedagógicas do tempo escolar e do tempo ampliado. O texto analisa essas questões e aponta os desafios da implementação da política de educação em tempo integral nas escolas do campo.

Palabras clave : Política; Educação de Tempo Integral; Educação no Campo.

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