Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação: Teoria e Prática
versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
SCHIMONEK, Elisangela Maria Pereira e GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha. Programa mais educação e o novo modelo de escola de tempo integral: semelhanças e singularidades. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.56, pp.493-510. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n56.p493-510.
Este artigo apresenta e problematiza os Programas Mais Educação (PME) e o novo modelo de educação integral de São Paulo. O primeiro foi implantado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008 por meio de convênios com estados e municípios, e o segundo pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em 2012. Ambos ampliaram a jornada escolar dos estudantes, adotando modelos diferenciados, mas convergentes em alguns pontos. O estudo analisa os programas considerando: objetivos declarados, público-alvo, concepção de educação integral, presença do setor privado, seleção das escolas, profissionais envolvidos e fontes de recursos. Para obtenção dos dados, recorreu-se a fontes primárias - regulamentações e documentos oficiais -, e fontes secundárias, analisando-se o conteúdo dos documentos. Complementarmente, recorreu-se a entrevista com gestor público. Destaca-se que o programa estadual institui diferenciação entre profissionais da mesma rede e atende um número ínfimo de estudantes, com condições infraestruturais qualitativamente superiores em relação às escolas regulares. O PME abrange as escolas prioritárias e promove “seleção” de estudantes, a partir do critério “grau de vulnerabilidade social”.
Palavras-chave : Educação Integral; Mais Educação; Novo Modelo de Educação Integral.