SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue56Mais educação program and the new model of full-time school: similarities and singularitiesEducation as practice of freedom and the perspective of integral education in higher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SOUZA, Rosana Ramos de  and  COLARES, Anselmo Alencar. A avaliação em larga escala nos centros educacionais de tempo integral: mais tempo, melhores resultados?. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.56, pp.511-525. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n56.p511-525.

A consolidação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), na última década, impulsionou as redes estaduais a criarem sistemas próprios de avaliação. No Amazonas foi criado, em 2008, o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM). Ambos os sistemas (nacional e estadual) apresentam como objetivos a melhoria na qualidade educacional e a concretização de políticas públicas pautadas nos diagnósticos e resultados das avaliações. Ao verificar que os Centros Educacionais de Tempo Integral (CETIs), têm alcançado índices satisfatórios no IDEB, este artigo visa analisar o desempenho do CETI Deputado Gláucio Gonçalves nas avaliações em larga escala. O estudo pautou-se na análise de documentos, tais como o Plano de Gestão e Regimento Geral dos CETIs; a análise de microdados do IDEB e IDEAM e a descrição da avaliação implementada pelo Estado, bem como entrevista com a gestora para identificar as ações geridas no CETI Deputado Gláucio Gonçalves para atingir as metas nas avaliações externas. Constatou-se um aumento contínuo das notas no IDEB e IDEAM dos CETIs. Identifica-se no local pesquisado uma tendência de utilizar este “mais tempo” para intensificar a preparação dos alunos para as avaliações em larga escala. Com isso, não é consenso afirmar que estes resultados sejam traduzidos como qualidade educacional.

Keywords : Avaliação em Larga Escala; Tempo Integral; Qualidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )