SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número56Programa mais educação y el nuevo modelo de escuela de tiempo completo: similitudes y singularidadesEducación como práctica de libertad y la perspectiva de educación integral en educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SOUZA, Rosana Ramos de  y  COLARES, Anselmo Alencar. A avaliação em larga escala nos centros educacionais de tempo integral: mais tempo, melhores resultados?. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.56, pp.511-525. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n56.p511-525.

A consolidação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), na última década, impulsionou as redes estaduais a criarem sistemas próprios de avaliação. No Amazonas foi criado, em 2008, o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (SADEAM). Ambos os sistemas (nacional e estadual) apresentam como objetivos a melhoria na qualidade educacional e a concretização de políticas públicas pautadas nos diagnósticos e resultados das avaliações. Ao verificar que os Centros Educacionais de Tempo Integral (CETIs), têm alcançado índices satisfatórios no IDEB, este artigo visa analisar o desempenho do CETI Deputado Gláucio Gonçalves nas avaliações em larga escala. O estudo pautou-se na análise de documentos, tais como o Plano de Gestão e Regimento Geral dos CETIs; a análise de microdados do IDEB e IDEAM e a descrição da avaliação implementada pelo Estado, bem como entrevista com a gestora para identificar as ações geridas no CETI Deputado Gláucio Gonçalves para atingir as metas nas avaliações externas. Constatou-se um aumento contínuo das notas no IDEB e IDEAM dos CETIs. Identifica-se no local pesquisado uma tendência de utilizar este “mais tempo” para intensificar a preparação dos alunos para as avaliações em larga escala. Com isso, não é consenso afirmar que estes resultados sejam traduzidos como qualidade educacional.

Palabras clave : Avaliação em Larga Escala; Tempo Integral; Qualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )