SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número56A avaliação em larga escala nos centros educacionais de tempo integral: mais tempo, melhores resultados?Educação integral, tempo e espaço: problematizando conceitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SILVA, João Ricardo  e  BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. Educação como prática da liberdade e a perspectiva da educação integral no ensino superior. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.56, pp.526-541. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n56.p526-541.

Neste artigo discutimos a ideia de educação como prática da liberdade, tendo em conta uma perspectiva emancipatória de educação integral para o ensino superior. Assim, refletimos sobre uma educação integral em contraposição à versão hegemônica e simplista de uma educação para o mercado e até mesmo em contraposição àquela que significa absorção de conhecimentos objetivos superiores. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, onde buscamos uma síntese dinâmica entre autores(as) marxistas e a discussão decolonial/pós-colonial. O horizonte teórico foi de um materialismo histórico dialético, mas sem descurar que os conhecimentos estão para além do olhar ocidental e que a ciência não é a única lógica de conhecimento válida. Tendo em vista que o conhecimento é não só reflexo da realidade, mas a interpretação desta, a busca por uma educação integral é também a busca por interconhecimento. Isso nos leva a dessacralizar a universidade e a transformá-la em local de construção de relações democráticas.

Palavras-chave : Educação Integral; Práticas da Liberdade; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )