SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número56Educação como prática da liberdade e a perspectiva da educação integral no ensino superiorA educação integral na perspectiva histórico-crítica: para além da ampliação do tempo escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz  e  SILVA, Celso Mendes Ferreira da. Educação integral, tempo e espaço: problematizando conceitos. Educ. Teoria Prática [online]. 2017, vol.27, n.56, pp.542-561. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n56.p542-561.

A educação integral, a despeito de ser tema de agenda de política pública há algumas décadas, ainda carrega consigo disparidades referentes ao seu conceito. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo problematizar não só os conceitos de educação integral, mas também as categorias tempo e espaço constantes nas revistas Em Aberto, organizadas e publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), de números 80 (2009) e 88 (2012), respectivamente intituladas “Educação Integral e tempo integral” e “Políticas de educação integral em jornada ampliada”. A metodologia é pautada na análise de conteúdo de Bardin, respeitando as etapas de pré-análise (corpus da pesquisa formado pelos textos presentes nos periódicos); exploração do material (leitura dos textos com a codificação de dados, escolhendo as unidades de registro para categorização); e tratamento e interpretação dos resultados, tendo como base a Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani. O trabalho revela multiplicidade conceitual convergente e divergente, que provoca discussão sobre uma concepção crítica de educação integral.

Palavras-chave : Educação Integral; Pedagogia Histórico-Crítica; Análise de Conteúdo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )