SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número57Educação de jovens e adultos e a evasão escolar: análise e proposição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CASANOVA, Joana R.. Abandono no ensino superior: modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.05-22. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p05-22.

Considerando que os perfis dos estudantes estão em constante mudança ao longo do tempo e em função das instituições, o conceito de abandono tem necessariamente de ir sendo atualizado por forma a refletir a realidade que consubstancia. O aumento de estudantes no Ensino Superior, o aumento das possibilidades de mobilidade dentro e entre instituições, assim como as possibilidades de reingresso, complexificam um sentido único para o conceito de abandono. Recorrendo à descrição do fenómeno, importa diferenciar o abandono (dropout) de momentos de pausa na formação (stopout) e de opções de mudança de curso ou instituição (optout). O presente artigo clarifica o significado de abandono nas suas várias formas de ocorrência e implicações, diferenciando o abandono em situação-estado atual, o abandono enquanto evento e o abandono enquanto processo. Descrevem-se os modelos teóricos subjacentes ao fenómeno, na sua diferenciação e complementaridade, dando destaque aos fatores valorizados e às suas evidências empíricas. O artigo termina apontando algumas linhas de atuação por parte das IES tendo em vista minorar a frequência e o impacto do abandono dos seus estudantes.

Palavras-chave : Ensino Superior; Abandono; Desvinculação; Adaptação Académica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )