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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

OSTROVSKI, Crizieli Silveira  y  CORREIA, Zélia Delgado. Educação de jovens e adultos e a evasão escolar: análise e proposição. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.23-40. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p23-40.

Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo abordar as causas da evasão escolar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. Analisam-se os dados estatísticos obtidos por meio das respostas do questionário aplicado como instrumento de coleta, apontam-se estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas no ambiente escolar, visando a permanência do aluno neste programa de educação formal. A pesquisa foi direcionada aos alunos do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos-CEEBJA, escola localizada em uma cidade do interior o Paraná, matriculados no primeiro semestre de 2011. Os resultados mostram que, apesar das inúmeras causas que justificam o alto índice de evasão, há, por outro lado, grande interesse do aluno em concluir seu estudo formal. Então, considerando os dados compilados, para o profissional de educação que trabalha na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, fica a “missão” de delinear novas ações, adaptar e rever antigas posturas, para melhorar o processo educativo no ambiente escolar e a consequente permanência do aluno na EJA.

Palabras clave : Evasão Escolar; Situação Social; Educador; EJA.

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