SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número57Abandono no ensino superior: modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervençãoA criança e os espaços públicos: reflexões acerca das implicações da participação infantil1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OSTROVSKI, Crizieli Silveira  e  CORREIA, Zélia Delgado. Educação de jovens e adultos e a evasão escolar: análise e proposição. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.23-40. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p23-40.

Este artigo é resultado da pesquisa que teve como objetivo abordar as causas da evasão escolar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. Analisam-se os dados estatísticos obtidos por meio das respostas do questionário aplicado como instrumento de coleta, apontam-se estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas no ambiente escolar, visando a permanência do aluno neste programa de educação formal. A pesquisa foi direcionada aos alunos do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos-CEEBJA, escola localizada em uma cidade do interior o Paraná, matriculados no primeiro semestre de 2011. Os resultados mostram que, apesar das inúmeras causas que justificam o alto índice de evasão, há, por outro lado, grande interesse do aluno em concluir seu estudo formal. Então, considerando os dados compilados, para o profissional de educação que trabalha na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, fica a “missão” de delinear novas ações, adaptar e rever antigas posturas, para melhorar o processo educativo no ambiente escolar e a consequente permanência do aluno na EJA.

Palavras-chave : Evasão Escolar; Situação Social; Educador; EJA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )