SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número57Educação de jovens e adultos e a evasão escolar: análise e proposiçãoPolíticas públicas educacionais na integração das TIC no ensino médio: contribuições para a educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

OLIVEIRA, Fabiana de. A criança e os espaços públicos: reflexões acerca das implicações da participação infantil1. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.41-57. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p41-57.

Este ensaio de natureza reflexiva tem como objetivo central discutir as mudanças ocorridas em relação à criança e à infância tendo como recorte a consideração da participação infantil enquanto uma grande transformação ocorrida nos modos de relação até então estabelecidos entre adultos e crianças, já que as crianças sempre foram uma categoria excluída socialmente. A partir disso apresentamos as seguintes questões norteadoras para esta reflexão: quais as possibilidades de participação infantil? Quais as mudanças necessárias na relação entre adultos e crianças para que estas possam participar de processos decisórios que as afetam? A presente reflexão buscará responder estes questionamentos que são centrais na discussão atual do campo teórico que concebe a criança como um ator social e sua participação nos vários âmbitos da sociedade, especificamente na organização dos espaços públicos. Entende-se que por meio dos Novos Estudos sobre a Infância, especialmente a partir da Sociologia da infância e de um Enfoque de Direitos, será possível pensar em formas de atuação das crianças na transformação da estrutura social.

Palavras-chave : Crianças; Direitos; Espaços Públicos; Participação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )