SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue57Educational public policies in the integration of ICT in secondary education: contributions for physical educationDidactics and research in the curriculum of the undergraduate course of pedagogy and teacher's habitus in Bourdieu author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

PAIXAO, Jairo Antônio da. Uma proposta de práticas pedagógicas no curso de formação inicial de professores de educação física. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.76-92. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p76-92.

O presente artigo apresenta uma proposta de práticas pedagógicas vivenciada por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física numa escola da rede pública estadual na cidade de Viçosa, MG. Para além da articulação teoria e prática, o planejamento coletivo adotado pelo grupo de trabalho resultou em inúmeras possibilidades no trato didático pedagógico do conteúdo esportes paralímpicos com alunos regularmente matriculados no ensino médio, na referida escola de Educação Básica. Trata-se de uma experiência que oportunizou aos acadêmicos ampliar as perspectivas compreensivas da atividade docente por meio da análise, discussão, ação e reflexão alicerçadas no campo da Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física. Proporcionou, ainda, a todos os participantes dessa proposta pedagógica um olhar mais atento sobre a importância de se adotar uma postura cooperativa para a melhoria das relações sociais, bem como da cooperação como elemento primordial para possibilitar conquistas coletivas, entre outras.

Keywords : Prática Pedagógica; Educação Física; Escola; Esportes Paralímpicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )