SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número57Políticas públicas educacionais na integração das TIC no ensino médio: contribuições para a educação físicaDidática e pesquisa no currículo do curso de pedagogia e o habitus docente em Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

PAIXAO, Jairo Antônio da. Uma proposta de práticas pedagógicas no curso de formação inicial de professores de educação física. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.76-92. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p76-92.

O presente artigo apresenta uma proposta de práticas pedagógicas vivenciada por acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física numa escola da rede pública estadual na cidade de Viçosa, MG. Para além da articulação teoria e prática, o planejamento coletivo adotado pelo grupo de trabalho resultou em inúmeras possibilidades no trato didático pedagógico do conteúdo esportes paralímpicos com alunos regularmente matriculados no ensino médio, na referida escola de Educação Básica. Trata-se de uma experiência que oportunizou aos acadêmicos ampliar as perspectivas compreensivas da atividade docente por meio da análise, discussão, ação e reflexão alicerçadas no campo da Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física. Proporcionou, ainda, a todos os participantes dessa proposta pedagógica um olhar mais atento sobre a importância de se adotar uma postura cooperativa para a melhoria das relações sociais, bem como da cooperação como elemento primordial para possibilitar conquistas coletivas, entre outras.

Palavras-chave : Prática Pedagógica; Educação Física; Escola; Esportes Paralímpicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )