SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número57Uma proposta de práticas pedagógicas no curso de formação inicial de professores de educação físicaA proposta curricular do estado de São Paulo: a perspectiva de professores de educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CASTRO, Solange Maria Santos  e  CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Didática e pesquisa no currículo do curso de pedagogia e o habitus docente em Bourdieu. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.93-110. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p93-110.

A formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental tem como uma de suas atribuições o preparo desses profissionais para o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar, ao alcance das exigências curriculares que perpassam a prática desses professores. O objetivo deste estudo consiste em discutir o lugar da didática e da pesquisa no currículo de formação desse profissional docente, especificamente no curso de pedagogia. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa documental com uma abordagem qualitativa dos dados, recorrendo-se aos documentos: matrizes curriculares e projetos pedagógicos de (7) cursos de Pedagogia presenciais de uma universidade multi campi do Estado do Ceará. No leque das pesquisas qualitativas a opção foi pela base teórica de Bourdieu centrada na posição metodológica denominada conhecimento praxiológico. A análise dos documentos evidencia a necessidade de compreensão da formação relacionada à força do habitus, em que se articulem os saberes relacionados aos campos pedagógicos e científicos, ou seja, conhecimentos didáticos e de pesquisa, com vistas a fortalecer a formação científica e/ou curricular e maior articulação da dimensão teoria/prática do curso.

Palavras-chave : Formação Docente; Pesquisa e Didática; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )