SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número57A proposta curricular do estado de São Paulo: a perspectiva de professores de educação físicaAlguns aspectos da trajetória escolar de pessoas com fissura lábio palatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

ARAGAO, José Euzébio de Oliveira Souza; GUEDES, Maria Denise  e  MURANAKA, Maria Aparecida Segatto. O modelo de competência como fundamento dos currículos dos cursos de graduação no Brasil. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.131-147. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p131-147.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas sobre a reforma curricular da educação superior no Brasil, a partir da década de 1990, especificamente a do curso de Licenciatura em Pedagogia. Por meio das pesquisas documental e bibliográfica, verificou-se que o Ministério da Educação, ao promulgar as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação, defende a ideia que estas assegurarão às instituições de ensino superior ampla liberdade na composição da carga horária, na especificação das unidades de estudos, indicando campos de estudo, estimulando práticas de estudos independentes e encorajando o reconhecimento de conhecimentos, habilidades e competências adquiridas fora do ambiente escolar. Tais habilidades e competências se constituem nos chamados saberes tácitos, adquiridos pelo indivíduo a partir da sua experiência no trabalho e em outras esferas da vida social. Assim, as DCN instituem um modelo de formação com eixo no “Currículo por Competências” ou “Pedagogia das Competências” cujo objetivo é atender às demandas do capital diante de um novo paradigma de reestruturação produtiva baseado no padrão flexível de produção.

Palavras-chave : Modelo de Competência; Diretrizes Curriculares; Formação do Pedagogo; Competência em Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )