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Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SILVA, Glorismar Gomes  y  ORLANDO, Rosimeire Maria. Alguns aspectos da trajetória escolar de pessoas com fissura lábio palatal. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.148-169. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p148-169.

A fissura lábio palatal (FLP) é uma malformação congênita que afeta a região facial, em que a fenda comunica as regiões oral e nasal, provocando escape de ar pelo nariz e voz nasalizada. Estima-se que no Brasil a prevalência das FLP é de uma criança entre 650 nascimentos. Este estudo teve por objetivo descrever alguns aspectos da trajetória escolar de pessoas com FLP, sobretudo, o de verificar a percepção destas sobre algumas barreiras encontradas em seu trajeto escolar na educação básica. Participaram da pesquisa dois adultos que têm fissura de lábio e palato e realizaram todo o percurso da educação básica no ensino regular. Os participantes responderam a uma entrevista na qual foram abordados temas sobre sua escolarização. As entrevistas foram gravadas e analisadas qualitativamente e organizadas por meio de categorias, de acordo com os temas gerados. Os resultados mostraram que as dificuldades iniciais em função da fala não interferiram no processo de escolarização das alunas, bem como não impediram de concluírem a educação básica. Entretanto, em determinado momento da vida escolar passaram por alguma dificuldade, necessitando do apoio de profissionais especializados.

Palabras clave : Fissura Lábio Palatal; Trajetória Escolar; Educação Básica.

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