SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue57Some aspects of school life of people with cleft lip-palate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

SANTOS, Rodrigo Otávio dos  and  SILVA, Roberta Galon. O ensino personalizado: algumas investigações. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.170-191. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p170-191.

O presente trabalho visa apresentar o ensino personalizado - também chamado adaptativo -, seus métodos, técnicas e sistemas. Com este artigo pretendemos dar nossa contribuição para o avanço na pesquisa desta área que muito se destaca no ambiente corporativo, mas ainda carece de pesquisas acadêmicas mais aprofundadas. O meio educacional ainda necessita de mais trabalhos que se distanciem da mera adaptação de técnicas utilizadas por empresas cujo mote principal é apenas o lucro. Neste texto discutimos a taxonomia, os métodos específicos utilizados pelos softwares que se dispõem a esta finalidade, as técnicas de apresentação adaptativa do conteúdo e suas variáveis, as formas de navegação desenvolvidas especificamente para este tipo de conteúdo, a função do contexto e sua utilização relativa às formas pretendidas de personalização, os diferentes tipos de aprendizagem e sua relação com a metacognição. A metodologia que utilizamos para este trabalho foi a de revisão bibliográfica, abarcando a discussão da literatura mais atual e abrangente no referido tema. Ao final do artigo procuramos fazer uma tabela com os diferentes tipos de alunos, seus estilos de aprendizagem e as diferentes atividades que podem ser direcionadas a eles.

Keywords : Ensino Personalizado; Ensino Adaptativo; Estilos de Aprendizagem; Hipermídias Adaptativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )