SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número57Alguns aspectos da trajetória escolar de pessoas com fissura lábio palatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

SANTOS, Rodrigo Otávio dos  e  SILVA, Roberta Galon. O ensino personalizado: algumas investigações. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.57, pp.170-191. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n57.p170-191.

O presente trabalho visa apresentar o ensino personalizado - também chamado adaptativo -, seus métodos, técnicas e sistemas. Com este artigo pretendemos dar nossa contribuição para o avanço na pesquisa desta área que muito se destaca no ambiente corporativo, mas ainda carece de pesquisas acadêmicas mais aprofundadas. O meio educacional ainda necessita de mais trabalhos que se distanciem da mera adaptação de técnicas utilizadas por empresas cujo mote principal é apenas o lucro. Neste texto discutimos a taxonomia, os métodos específicos utilizados pelos softwares que se dispõem a esta finalidade, as técnicas de apresentação adaptativa do conteúdo e suas variáveis, as formas de navegação desenvolvidas especificamente para este tipo de conteúdo, a função do contexto e sua utilização relativa às formas pretendidas de personalização, os diferentes tipos de aprendizagem e sua relação com a metacognição. A metodologia que utilizamos para este trabalho foi a de revisão bibliográfica, abarcando a discussão da literatura mais atual e abrangente no referido tema. Ao final do artigo procuramos fazer uma tabela com os diferentes tipos de alunos, seus estilos de aprendizagem e as diferentes atividades que podem ser direcionadas a eles.

Palavras-chave : Ensino Personalizado; Ensino Adaptativo; Estilos de Aprendizagem; Hipermídias Adaptativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )