SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número58DIÁRIOS DE AULA DE UMA QUASE PROFESSORA: MEMÓRIAS DE ESTÁGIO DO CURSO MAGISTÉRIO (1987) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

GRANDI, Caroline Almeida da Silva  e  VOLPATO, Gildo. A RELAÇÃO ENTRE ENSINO E PESQUISA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.204-219.  Epub 01-Jan-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p204-219.

O artigo apresenta reflexões sobre a relação entre ensino e pesquisa na percepção de professores atuantes em língua inglesa no ensino superior. Discute a necessidade de se compreender como se da essa relação e qual o nível de participação dos estudantes nesse processo, a partir da percepção dos professores. Foram entrevistados três professores que atuam em disciplinas de língua inglesa no curso de Letras - Inglês, em uma universidade comunitária catarinense. Para a interpretação dos dados foi utilizado os princípios da Análise de Conteúdo. O estudo demonstrou que os professores utilizam diferentes formas de atividades para promover a relação entre pesquisa e ensino em suas aulas. Todavia, essa relação ainda é incipiente, na percepção dos entrevistados, devido à resistência por parte dos estudantes e pela dificuldade por parte dos professores. Conclui-se, a partir da análise das entrevistas, que ainda é mais comum ver os estudantes como espectadores na pesquisa realizada pelos professores do que participando ativamente dela.

Palavras-chave : Ensino; Língua inglesa; Pesquisa; Universidade..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )