SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue58CLASS DIARIES OF AN ALMOST TEACHER: INTERNSHIP MEMORIES OF THE TEACHING COURSE (1987)THE TEACHING OF MATHEMATICS TO STUDENTS WITH INTELLECTUAL DISABILITIES: A TEACHERS CONCEPTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MARQUES, Joana Brás Varanda  and  FREITAS, Denise de. EVOLUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL: UM META-ESTUDO. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.241-261.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p241-261.

Neste artigo apresentamos um meta-estudo sobre a pesquisa em educação não-formal e divulgação científica no Brasil. Essas são áreas cuja importância tem crescido nas últimas décadas mas que, por outro lado, não estão ainda consolidadas. Os próprios conceitos envolvidos são ambíguos e a pesquisa está dispersapor várias áreas e veículos de difusão. Por meio da análise de revisões da literatura publicadas na área, nos propomos a integrar os resultados encontrados e contribuir com o delineamento de um retrato das pesquisas nessas temáticas, analisando suas tendências e evolução. Nossa análise confirma que as pesquisas sobre educação não-formal e divulgação científica cresceram nas últimas décadas no Brasil, mas no entanto os números ainda são baixos. O principal veículo de publicação ainda são os congressos e os estudos em museus são a área mais abrangida por esses trabalhos.

Keywords : da literatura; Educação não-formal; Divulgação científica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )