SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número58O ENSINO DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORESHABILIDADES SOCIAIS E PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

MASSABNI, Vânia Galindo. TRABALHO COLABORATIVO ENTRE LICENCIANDOS E PROFESSORES: INCENTIVO ÀS PRÁTICAS “AUTORAIS” CONSIDERANDO O CURRÍCULO PAULISTA. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.280-297.  Epub 01-Jan-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p280-297.

A literatura educacional se refere a a propostas de formas de ensino e pesquisa colaborativas que apoiem uma formação, inicial e continuada, pautada na reflexão, capaz de sustentar a elaboração da própria prática pelos professores. Por outro lado, formar professores requer refletir sobre políticas educacionais cada vez mais amparadas por mudanças curriculares planejadas por especialistas, que relegam o professor a executor dessas propostas. Com essas preocupações, este artigo tem como objetivo analisar o trabalho colaborativo entre professoras e licenciandos quanto à reflexão sobre o currículo paulista, proposto à rede estadual de ensino em 2008, e a elaboração da prática pedagógica nesse contexto. Formou-se um grupo de estudo com professoras de uma escola para análise do material didático do currículo e suporte aos licenciandos em seus estágios. O grupo tornou-se um elo para trocas de experiências incentivadas pelas reflexões teoricamente fundamentadas sobre o material. A colaboração viabilizou, ainda, trabalhos interdisciplinares “autorais”, pois elaborados pelos envolvidos, ainda que orientados pelo currículo. Esta colaboração foi primordial ao aprimoramento dos licenciandos e professoras, com vistas não só a prática cotidiana, mas à reflexão sobre o componente político da docência.

Palavras-chave : Formação de Professores; Currículo; Trabalho Colaborativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )