SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número58TRABALHO COLABORATIVO ENTRE LICENCIANDOS E PROFESSORES: INCENTIVO ÀS PRÁTICAS “AUTORAIS” CONSIDERANDO O CURRÍCULO PAULISTAEVALUATION OF THE EFFICIENCY OF THE STUDENT SCHOLARSHIP PROGRAM OF A CAMPUS OF A BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITY índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

AZEVEDO, Tássia Lopes de  e  COSTAAROLINA SEVERINO LOPES DA. HABILIDADES SOCIAIS E PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.298-319.  Epub 01-Jan-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p298-319.

Considerando a importância de um repertório de habilidades sociais adequado e usado de forma competente para ampliar as possibilidades de um desenvolvimento saudável e promissor, este estudo objetivou analisar a produção científica que aborda assuntos relacionados às habilidades sociais e ao público-alvo da educação especial. Utilizou-se, como fonte de dados, teses e dissertações indexadas no banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, publicadas entre os anos de 1999 a 2016. Foram encontrados 29 estudos, sendo nove teses e 20 dissertações. Os resultados evidenciaram que a maioria das pesquisas é de caráter descritivo, comparativo e correlacional, havendo escassez de estudos quase-experimentais. Tais dados remetem para a necessidade de investimentos na realização de estudos relacionados a essa temática específica, dada a importância do movimento inclusivo em nosso país.

Palavras-chave : Educação Especial; Habilidades Sociais; Público-alvo da educação especial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )