SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número58EVALUACIÓN DE LA EFICACIA DEL PROGRAMA DE ASISTENCIA ESTUDIANTIL EN UN CAMPUS DE UNA UNIVERSIDAD FEDERAL DE BRASILLITERATURE JUEGOS DIGITALES PARA EL DESARROLLO DE LA CAPACIDAD ESPACIAL: UNA REVISIÓN DE LA LITERATURA INTERNACIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

CASTRO, João Cardoso de  y  CASTRO, Murilo Cardoso de. VOCAÇÃO, RESSONÂNCIA DO SER-AÍ. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.339-356.  Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p339-356.

Como entender a vocação? Faz ainda algum sentido pensar em talento, vocação, dom? A partir do pensamento de Heidegger, investiga-se a vocação como possibilidade existencial, como ressonância do ser-aí. Retomamos também o pensamento grego antigo no que tange a virtude, relacionando-a com a vocação. Consideramos o entendimento da vocação como fundamental no atual sistema de trabalho que tanto valoriza qualificações e aptidões. Todavia, a questão da vocação parece não ter mais sentido na sociedade moderna, especialmente nos países desenvolvidos, onde se conjuga uma diversidade de atividades humanas como nunca vista na história da humanidade, uma ampla gama de possibilidades de formação educacional e um prestígio salarial muito insidioso para algumas profissões. Talvez esse seja mais um sintoma do “esquecimento do ser” e até de seu abandono a partir da Modernidade. Não havendo reconhecimento e valorização do “aí-ser”, em que somos, em que se é, não há a escuta necessária ao chamado, à vocação por ser o que se é, não só como si-mesmo, mas também, em decorrência, como mim-mesmo.

Palabras clave : Vocação; Ser-aí; Heidegger; Virtude; Dom.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )