SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número58EVALUATION OF THE EFFICIENCY OF THE STUDENT SCHOLARSHIP PROGRAM OF A CAMPUS OF A BRAZILIAN FEDERAL UNIVERSITYJOGOS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ESPACIAL: UMA REVISÃO DA LITERATURA INTERNACIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

CASTRO, João Cardoso de  e  CASTRO, Murilo Cardoso de. VOCAÇÃO, RESSONÂNCIA DO SER-AÍ. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.339-356.  Epub 01-Jan-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p339-356.

Como entender a vocação? Faz ainda algum sentido pensar em talento, vocação, dom? A partir do pensamento de Heidegger, investiga-se a vocação como possibilidade existencial, como ressonância do ser-aí. Retomamos também o pensamento grego antigo no que tange a virtude, relacionando-a com a vocação. Consideramos o entendimento da vocação como fundamental no atual sistema de trabalho que tanto valoriza qualificações e aptidões. Todavia, a questão da vocação parece não ter mais sentido na sociedade moderna, especialmente nos países desenvolvidos, onde se conjuga uma diversidade de atividades humanas como nunca vista na história da humanidade, uma ampla gama de possibilidades de formação educacional e um prestígio salarial muito insidioso para algumas profissões. Talvez esse seja mais um sintoma do “esquecimento do ser” e até de seu abandono a partir da Modernidade. Não havendo reconhecimento e valorização do “aí-ser”, em que somos, em que se é, não há a escuta necessária ao chamado, à vocação por ser o que se é, não só como si-mesmo, mas também, em decorrência, como mim-mesmo.

Palavras-chave : Vocação; Ser-aí; Heidegger; Virtude; Dom.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )