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Educação: Teoria e Prática

versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

DANTAS, Eriane de Araújo  e  JESUS, Wellington Ferreira de. PROFESSORES EFICIENTES: COMO GARANTIR MELHORES RESULTADOS COM A POLÍTICA DO BANCO MUNDIAL DE CONTROLE DOCENTE. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.391-407.  Epub 01-Jan-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p391-407.

Este artigo reflete sobre a visão do Banco Mundial (BM) acerca da valorização do magistério, mediante a análise do discurso, na perspectiva de Fairclough (2001), do documento Visão Geral do livro Professores excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe. O BM visa estimular, na região, políticas para o aumento da eficiência docente e a melhoria dos resultados em exames nacionais e internacionais, sugerindo sistema de controle do comportamento docente, com reformas como a eliminação da estabilidade no emprego e remuneração baseada em resultados.

Palavras-chave : Valorização docente; Banco Mundial; Formação e remuneração de professores; Controle do comportamento docente.

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