SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue58EFFICIENT TEACHERS: HOW TO ENSURE BEST RESULTS WITH WORLD BANK’S POLICY OF CONTROL OVER TEACHERSTEACHING HISTORY AND HISTORICAL-CULTURAL THEORY: REFLECTIONS ON THE ORGANIZATION OF THE TEACHING-LEARNING PROCESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

NUNES, Klivia Cássia Silva  and  BEZERRARIA CRISTINA DOS SANTOS. ESCOLAS MULTISSERIADAS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: INÍCIO DE UMA REFLEXÃO. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.58, pp.408-425.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n58.p408-425.

O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas existentes nas escolas multisseriadas do município de Tocantinópolis/TO, tendo como referência a contribuição da pedagogia histórico-crítica. Deste modo, as articulações do trabalho pedagógico com as questões sociais se tornam prioritárias para serem analisadas nesta investigação no que tange as escolas multisseriadas por, justamente, serem estas escolas oferecidas para os filhos da classe trabalhadora que vive e mora no campo. Assim, surge a problematização, tendo como fio condutor o seguinte questionamento: de que forma as práticas pedagógicas nas escolas multisseriadas no município de Tocantinópolis vem se materializando? À vista da resolução do problema proposto, recorreu-se a proposição da pedagogia histórico-crítica para melhor compreensão do objeto em estudo. Para organização metodológica do trabalho, optou-se pela realização da pesquisa teórica e de campo. O resultado, provisório, proporcionou ter uma visão sobre a prática dos professores das escolas multisseriadas em Tocantinópolis, o que demonstrou a carência de uma pedagogia revolucionária.

Keywords : Pedagogia histórico-crítica; Práxis pedagógica; Escolas multisseriadas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )