SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue59CURRICULUM AND TEACHER TRAINING IN PHYSICAL EDUCATION: RELATIONS WITH PEDAGOGICAL PRACTICE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

RODRIGUES, Joventina Firmino; MENDONCA, Cláudio Márcio Campos de  and  MENDONCA, Anna Valeska Procópio de Moura. GESTÃO EM EAD: A AFETIVIDADE NA VISÃO DE TUTORES E ALUNOS. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.448-469.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p448-469.

Os avanços da TI estabeleceram mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem, trazendo novas possibilidades para a Educação a Distância, além de novos desafios, como os relacionamentos, a interatividade e a afetividade. Esta é um elemento relevante a ser considerado no processo de aprendizagem, por constituir-se como aspecto motivador e facilitador da mesma, o presente trabalho visa descrever na percepção de tutores e alunos as relações de afetividade na educação a distância de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, de inspiração fenomenológica, com a utilização de entrevistas semi estruturadas, realizadas com sete participantes (tutores e alunos) da primeira turma concluinte do curso de Pós-Graduação do SENAC-RN. Foi utilizada a técnica de análise do conteúdo, e observou que é possível fazer educação à distância em um ambiente virtual de aprendizagem com afetividade; o reconhecimento da importância das relações pedagógicas mais satisfatórias pautadas na compreensão das emoções; o potencial de cada um, tutor e aluno, ao ser considerado dentro de um ambiente afetivo, mesmo entre interações adversas, possibilita a motivação necessária para que os resultados do processo ensino aprendizagem.

Keywords : Educação à distância; Interatividade; Ensino-aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )