SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue59MANAGEMENT IN DISTANCE EDUCATION: THE AFFECTIVITY IN THE VIEW OF TUTORS AND STUDENTSNIETZSCHE AND THE EDUCATION AS THE SELF OVERCOMING NIHILISM... author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

MARQUES, Marcos Vinicius  and  IAOCHITE, Roberto Tadeu. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES COM PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.470-487.  Epub Jan 01, 2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p470-487.

Este artigo tem como objetivo verificar como se dá o relacionamento com a prática pedagógica, tanto no processo de configuração curricular, quanto na formação do professor, no âmbito da Educação Física escolar. Enquanto ponto de partida, valorizamos o papel do professor de Educação Física e dos saberes advindos da experiência pedagógica no processo de configuração curricular e na formação dos professores da área. Nove professores de Educação Física experientes com a prática pedagógica na escola responderam a uma entrevista. A partir dos dados obtidos com a mesma, foram levantadas e analisadas três categorias, as quais dizem respeito, principalmente à participação do professor no currículo e ao processo formação dos participantes. Os resultados apontam, especialmente no âmbito da Educação Física, para a importância da presença da prática pedagógica, tanto no processo de configuração do currículo, quanto na formação docente. Conclui-se que haja a necessidade de trilharmos o caminho no sentido da cultura profissional, na qual os conhecimentos práticos são fundamentais para o processo de configuração curricular e para a formação dos professores.

Keywords : Educação Física escolar; Currículo; Formação de professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )