SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número59GESTIÓN EN EAD (EDUCACIÓN A DISTANCIA): LA AFECTIVIDAD EN LA VISIÓN DE TUTORES Y ALUMNOSNIETZSCHE E LA EDUCACIÓN COMO LA AUTO SUPERACIÓN DEL NIHILISM... índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MARQUES, Marcos Vinicius  y  IAOCHITE, Roberto Tadeu. CURRÍCULO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELAÇÕES COM PRÁTICA PEDAGÓGICA. Educ. Teoria Prática [online]. 2018, vol.28, n.59, pp.470-487.  Epub 01-Ene-2019. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol28.n59.p470-487.

Este artigo tem como objetivo verificar como se dá o relacionamento com a prática pedagógica, tanto no processo de configuração curricular, quanto na formação do professor, no âmbito da Educação Física escolar. Enquanto ponto de partida, valorizamos o papel do professor de Educação Física e dos saberes advindos da experiência pedagógica no processo de configuração curricular e na formação dos professores da área. Nove professores de Educação Física experientes com a prática pedagógica na escola responderam a uma entrevista. A partir dos dados obtidos com a mesma, foram levantadas e analisadas três categorias, as quais dizem respeito, principalmente à participação do professor no currículo e ao processo formação dos participantes. Os resultados apontam, especialmente no âmbito da Educação Física, para a importância da presença da prática pedagógica, tanto no processo de configuração do currículo, quanto na formação docente. Conclui-se que haja a necessidade de trilharmos o caminho no sentido da cultura profissional, na qual os conhecimentos práticos são fundamentais para o processo de configuração curricular e para a formação dos professores.

Palabras clave : Educação Física escolar; Currículo; Formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )